
A coluna da postagem anterior aparece agora sem a caixaria, que foi transportada para a direita, pronta para dar forma a uma coluna gêmea. A concretagem fica para a segunda-feira (amanhã).
.

_____Uma coisa leva a outra. Comecei a trabalhar no quintal para livrar-me do excesso de entulho dentro da casa. Utilizei esse entulho, após quebrado e homogeneizado, na feitura de calçadas. Na foto, tirada do telhado da atual varanda, vê-se que eu fiz um trabalho de tamanho razoável. Na parte esquerda a dona do imóvel quer fazer um gramado, permeado por alguns arbustos. Assim, tive que remover parte da calçada antiga, de 10 a 15 cm mais baixa do que a que estou fazendo (mais entulho!), retirar parte da terra (cheia de entulhos antigos, também), peneirá-la e devolvê-la como solo arável. Mas antes de plantar a grama precisei instalar os tubos de pvc, que passarão por sob o gramado para levar água da rua para a caixa da casa dos fundos.

_____Como se vê, fiz uma abertura de 20 cm de largura na parede do quarto, assim eliminando uma forte rachadura vertical que ali havia. Vou preencher o espaço com concreto armado, até a altura de 2,10 m. Dessa altura sairá uma viga horizontal que irá percolar a parte final dessa parede, servindo também de ancoragem para a viga horizontal de reforço a ser instalada na parede dos fundos.
_____Uma boa parte do entulho retirado das paredes (principalmente azulejos e grossas camadas de cimento a eles coladas) eu já transformei em material de tamanho homogêneo, como o do monte acima. Só aí já há cerca de 700 litros, ou 0,7 metro cúbico. Em outro local, mais uns 400 litros. Assim, a obra caminha, embora devagar.